quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Paradigmas





A palavra paradigma vem do grego. Na origem, era um termo científico, mas hoje é usada para definir um modelo, teoria, percepção, pressuposto ou padrão de referência. Em um sentido mais geral, é a maneira como "vemos" o mundo - não no sentido visual, mas sim em termos de percepção, compreensão e interpretação.

Dentro de nossos objetivos, um modo simples de entender os paradigas é vê-los como mapas. Todos nós sabemos que "um mapa não é o território". Um mapa é simplesmente a explicação de certos aspectos do território. É exatamente o que um paradigma é. Uma teoria, uma explicação, um modelo de alguma outra coisa. (...)

Cada um de nós tem muitos e muitos mapas dentro da cabeça, que podem ser divididos em duas categorias principais: mapas do modo como as coisas são, ou da realidade, e mapas do modo como as coisas deveriam ser, ou dos valores. Interpretamos todas as nossas experiências a partir desses mapas mentais. Raramente questionamos sua exatidão, com freqüência nem percebemos que os utilizamos. (...)


Stephen R. Covey

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home